quarta-feira, 1 de abril de 2009

O nome dela é Jessica ... !!!


Ontem quando eu falava com a Jessica no msn , minha sobrinha que vai fazer 12 anos daqui 25 dias foi inevitavel eu sentir um friozinho na barriga quando eu perguntei como estava a escola e ela me responder : Ah Tia , agora estou sentando no fundão !
Eu lembro que quando minha irma a Lucia ficou gravida e a vida é cheia de surpreas e tem uma coisa que nunca vou esquecer na minha vida foi o dia que a Jessica nasceu , quando o Zé chegou em casa sentou-se na escadinha que tinha na porta da casinha deles e com um olhar misterioso , aquele olhar de admiração, de ternura disse para nós assim : Nossa , ela é a coisa mais linda do mundo ! E tb nos contou que ele não tinha mais duvida se ia colocar o nome dela Carolina ou Jessica , porque depois que a viu pela primeira vez , saiu do hospital ligou o radio ele escutou aquela musica do Biro Cavaco (antigaaa) ... " O nome dela é Jessica , eu já falei prá vocês é a coisa mais linda que Deus pode trazer ". Pronto a vida, o destino tinha decidido o nome de umas das mais bela e meiga criança que chegou ao mundo.
A Jessica sempre foi uma criança timida , disciplinada e sempre teve muito medo de tudo. Não era uma criança peralta que mexia em tudo , com todos. Sempre foi meiga demais , não tinha amigos na escola . Minha irma conta que certa vez uma das professoras dela ate perguntou se ela sofria com maus tratos em casa. Algo que acho que foi absurdo demais, afinal amor foi algo que nunca faltou para ela , tinhaos mimos de nós tias , tb tinha os avós e logico sempre tratada como filha unica. E podemos dizer , a professora que falou isso era mais uma dessas pessoas que caem na sua profissão de paraquedas, que não se prepara para sua atividade pois não era dificil perceber que ela era apenas uma criança timida. Afinal sempre foi otima aluna, com notas muito boa , e nunca teve problemas para concluir o ano letivo.
E assim foi da primeira a quarta séria .. Não podemos negar que nossos corações ficavam apertados em saber que ela não tinha facilidade com relacionamentos, ainda mais eu e minha irmã Eliane , ou até meus pais tb que sempre fomos tão comunicativo. Mas sabiamos que isso era muito dos pais dela, minha irma por casar muito cedo e meu cunhado por ser do genio dele nunca foram de muitas pessoas em volta. Ela era uma menina feliz, inteligente, sempre nos deixava claro isso : Esse é meu jeito e sou feliz assim . Umas das coisas mais importante que acho nela é que desde que aprendeu a ler ela nunca mais deixou de de estar com um livros na mão , e uma das coisas que sempre adorou fazer foi ler.
Bom, como as crianças são caixinhas de surpresa e seres extramentes mutantes , nossa queridinha Jé mudou da água para o vinho quando entrou na quinta séria. Derrepende ela tinha varios amigos , ela não brincava mais de barbie , começou a se preocupar com cabelos , em não engordar , fazer unhas, escova no cabelo e tudo mais que uma criança que esta deixando de ser apenas criança e começando a ser adoslecente e as mudanças foram tão rapidas que as vezes é ate dificil acompanhar. Acho que uma das coisas nessa faze da vida dela que atribuo que foi mais triste para mim foi quando ela não quiz mais fazer o curso de ingles que já fazia á dois anos , como eu gostaria dessa epoca colocar na cabeça dela de como isso era importante, mas a unica respota que tive foi em lagrimas assim : Deixa eu decidir isso quando eu tiver idade para saber se preciso ou nao falar ingles. (Ai My God ! proteja minha princesa que agora já não é mais um bebe)
Ela esta cada dia mais criando seu propio estilos , seus propios gosto musicais , escolhendo as roupas e para minha felicidade e desespero da minha irmã Lucia (perua de cartetinha) ela não tem nada de Patricinha , aquelas meninhas que se preocupam apenas se o seu brinco combina com a cor da meia que está vestida , aprendeu a ser rockeira , toca violão , adora NX Zero que é a banda do momente e é fã de carteirinha. Ama usar calça xadrex com All Star. Toca violão , tudo bem que ela toca somente para ela mesmo , mas ainda acredito que isso é umas das barreiras que ainda tem , ainda é sua timidez falando mais alto , e é São Paulina , apesar que isso não teria duvidas , sobrinho meu que se preze tem que ser São Paulino , se não vai ser deserdado da tia mais pucha saco do mundo.
Eu gostaria que ela me visse como a Tia moderna , descolada . Aquela tia que vc pode falar de tudo sabe ? aquela tia que é adulta , mas não o suficiente para ser "careta" . Mas confesso para vcs que sinto um frio na barriga quando ouço ela falando : Ei mano ? Da's Hora ! Nossa CARA ! ... Bom mas ainda fico feliz pois ela não veio com nenhuma giria que eu nao tenho a menor ideia que seja. Acho que vou morrer do coração quando eu falar alguma coisa e ela dizer assim : Ihh Tia isso ai já era ! Lembro que quando eu saia muito tinha umas pessoas mais velhas que perguntava para mim coisas do tipo : Vc foi para danceteria ontem ? ou foi para Boate ? ou Foi para o Clube ? ....... Eu sempre dizia ....... Eu fui para BALADA .... frizando bem a palavra Balada. Mas eu sei que essas coisas não tem que impor e nem fazer de conta que somos , querer ser a Super Tia descolada é uma coisa , agora vc ser de fato já é algo bem mais complicado.

Por isso voltamos ao começo , quando eu disse que ela , Jessica, me contou ontem que agora era da turma do fundão, ah que friozinho na barriga, não tem como ser Tia descolada nesse momento , aquela que não pega no pé , que aceita as condições imposta por seus sobrinos, agora não é mais ela querendo comer doce antes do almoço , ou andar descalço no chão frio, comer besteira em vez de jantar. Agora tudo que ela faz vai formar a personalidade dela , vai marcar a vida dela, e dependendo do que escolher pode mudar todo o rumo de uma vida. E pessoas, convenhamos não tem como tirar os esteriotipos de lado num momento desse , não tem como não pensar na "má fama" que se atribui a "turma do Fundão" , e eu ate achei uma reportagem na internet que isso poderia ser visto como preconceito , e quero acredito que é isso mesmo, que isso é algo generalizado que acontece com casos pontuais , mas que a sociedade já adotou como uma coisa ruim e não temos professores , escolas preparadas para quebrar esse paradguima, e a conlusão da reportagem que li dizia assim "em face dos resultados obtidos é possível concluir que o preconceito que se produz dentro da instituição escolar, em um curso de formação de professores, em relação aos alunos pejorativamente denominados de "fundão", é perverso, como todo preconceito. A sua constância e banalização e, em decorrência disso, a sua naturalização, certamente concorre, tacitamente, para deixar à margem do processo pedagógico esses alunos."

Isso aquietou mais meu coração e em não me preocupar mais que o suficiente que a nossa Pequena Grande Mulher deixou de "criança comportada" pra "mocinha rebelde" .

Essa semna eu li o livro " lição final" , do professor Randy Pash , baseado na sua ultima paletra na faculdade e escreveu quando estava com cancer terminal , e ele escreveu uma coisa no livro dele que guardei muito bem : A melhor coisa de saber que vc vai morrer é que vc pode dizer tudo aquilo que vc gostaria de dizer e nao poderia se derrepente morresse do nada e ele fez toda uma preparação para deixar para os filhos dele uma lembraça que nunca mais esquecerão , uma verdadeira Lição de vida.

Tem tb o caso que eu fiquei bastante impressionda de um casal de amigos , que a mãe é corinthiana , o pai é são paulino e o menino deles de dois anos quiz de todo jeito uma camisa do palmeiras e diz que vai ser palmeirense, a mae dele me disse que antes do Avó dele morrer dizia sempre para ele que era para ele ser palmeirense ....

Coisas que somente o nosso coração vai entender ... Eu acredito que antes de morrer as pessoas conseguem passar uma menssagem para nos aqui na Terra q é mais facil para cumprir ....

"E .... Jessica , se hj eu estive morrendo e pudesse deixar uma menssagem para qualquer pessoa que eu quizesse, eu sem duvidas escolheria você e diria o seguinte : Meu anjo , viva a sua vida da melhor maneira possivel , sorria , dance , brinque , conheça pessoas e lugares novos , sente no fundão , na frente, ao lado , em baixo , em cima. Tenha amigos , experimenta coisas diferentes , usa as roupas mais malucas do mundo , curta a banda mais louca do mundo, tenha seu propio estilo , tenha seus propios amigos , mas NUNCA , nunca deixe de ser meiga, atenciosa, educada e carinhosa com as pessoas coisa que vc sempre foi, nunca deixe de "comer" seu livros todos os dias, e mais importande NUNCA deixa, mas nunca mesmo , deixa de ser a boa aluna que vc sempre foi, aquela que gosta de estudar , respeita os professores ,faz o dever de casa e se preocupar sempre na sua vida em ser aluna "acima da média, eu daria a minha vida para vc seguir o caminho do bem"

Um comentário: